Feedback dos Professores da Rede de Ensino de Canapi-AL, no tocante às reuniões realizadas pelos Técnicos da Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de
Educação de Canapi (SEMEC), cumpriu uma agenda de reuniões nas escolas e creches
de todo o município, durante os meses de outubro e novembro do corrente ano. Oportunidade
em que apresentou a situação educacional da rede a partir de retrospecto dos
últimos 13 anos até os dias atuais, no que tange a aprendizagem dos alunos.
Para a realização desta abordagem
os técnicos da SEMEC estudaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB) de Canapi, desde 2005, ano de sua primeira divulgação. Desse modo, o encontro pautou-se em apresentar às
equipes pedagógicas das escolas, de que forma é realizado o cálculo para o
IDEB, em que patamar está o desempenho de cada turma avaliada, instituição,
como também, os avanços e oscilações do município. E, o principal, o que deve ser feito para que a rede
atinja índices melhores em 2019. Um trabalho meticuloso, para o qual destinou-se aproximadamente 8 horas para cada instituição de ensino.
A imagem abaixo mostra o desempenho a nível
municipal ao longo dos anos e as metas projetadas das edições passadas e vindouras do IDEB.
Embora os dados oficiais mostrem
um relativo conforto nas metas para os anos iniciais, como mostra a imagem
acima. O que ocorre é que os níveis de PROFICIÊNCIA (aprendizagem em Língua
Portuguesa e Matemática), estão, desde a sua primeira divulgação (2005), em um patamar
extremamente crítico e preocupante. Frente a essa realidade, o desafio para a
Educação do Município pelos próximos anos, é ampliar a taxa de aprovação, ou tão
somente manter a mesma, já que nesse quesito temos uma média municipal acima
dos 90%, e, principalmente, focar no mais importante, que é elevar substancialmente
a proficiência. Os alunos que aprendem, consequentemente maximizam os índices de
aprovação e diminuem os números do abandono.
Nos encontros, ora tratados, os
técnicos da SEMEC ouviram as aspirações, as dificuldades, sugestões e críticas
dos professores, principalmente. A partir desse ambiente democrático foi
possível traçar um “mapa” dos entraves que se sobrepõem hoje à educação escolar
municipal. Agregando, obviamente, a percepção dos professores aos diagnósticos
da Secretaria de Educação, esse mapeamento mostra-se imprescindível à
construção do Plano de Ação para 2019.
Nessa "cruzada" contra a perpetuação do fracasso escolar em âmbito municipal, tem sido de suma importância o apoio dado pelo prefeito Vinícius Lima, para que a Secretaria de Educação articule e consolide seus objetivos e metas, no afã de ofertar um ensino de qualidade para toda a sua clientela, independente de nível ou modalidade. É imperiosa a busca por uma educação pública de qualidade, isso a nível de país. Sem medo de soar clichê ou utópico, o futuro depende disso!
Seguem alguns registros das reuniões:
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