Coordenadores Bal e Junior aplicando diagnóstico de matemática na Escola Padre Cícero, sítio Mulungu |
Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho com
diagnóstico não é uma especificidade única da medicina. A atividade diagnóstica
faz-se indispensável nos mais variados campos de trabalho, que o diga os
profissionais da educação. Qualquer trabalho bem feito em sala de aula exige um
diagnóstico preciso, também chamado de “sondagem” ou “levantamento dos
conhecimentos prévios”. É este diagnóstico que dar embasamento a todas as ações
pedagógicas do professor no enfrentamento direto das dificuldades do aluno. Um
planejamento pedagógico sem um diagnóstico é como semear na terra árida na
esperança de uma boa colheita.
Foi com base nesse pressuposto que a Secretaria de Educação decidiu
conhecer de modo palpável, como se encontram os conhecimentos básicos e essenciais
dos nossos alunos do 1º ao 5º ano em todas as escolas do município, nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O
trabalho caminha para a sua conclusão, e nos dará um raio-x preciso de como
está a educação do nosso município nos anos iniciais do ensino fundamental,
para que assim possamos direcionar nosso trabalho para as questões que
realmente precisam de atenção, de forma clara, assertiva e objetiva.
O trabalho em questão tem contado, não só com o aval e
entusiasmo do secretário Luiz Vieira, mais também com o comprometimento e
trabalho incansável de toda a equipe da Secretaria de Educação. Como sabemos, mudanças significativas na educação não ocorrem
em um piscar de olhos, são frutos de um processo de médio a longo prazo,
realizado, principalmente, na base. Assim, uma classe devidamente alfabetizada
na idade certa, terá os elementos essenciais para o sucesso estudantil. Por
analogia, é como a construção de uma casa, a primeira preocupação do construtor
é um alicerce bem feito. Partindo dessa perspectiva, a Secretaria de Educação
apresenta grande preocupação com esta fase. Mas, de modo algum negligencia as
demais etapas e modalidades de ensino. A nossa atenção e interesse será sempre
pelo “conjunto da obra”.
Junior Lima (coordenador pedagógico)
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