quarta-feira, 27 de setembro de 2017

DIAGNÓSTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA EM TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Coordenadores Bal e Junior aplicando diagnóstico de matemática
na Escola Padre Cícero, sítio Mulungu
Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho com diagnóstico não é uma especificidade única da medicina. A atividade diagnóstica faz-se indispensável nos mais variados campos de trabalho, que o diga os profissionais da educação. Qualquer trabalho bem feito em sala de aula exige um diagnóstico preciso, também chamado de “sondagem” ou “levantamento dos conhecimentos prévios”. É este diagnóstico que dar embasamento a todas as ações pedagógicas do professor no enfrentamento direto das dificuldades do aluno. Um planejamento pedagógico sem um diagnóstico é como semear na terra árida na esperança de uma boa colheita.

Foi com base nesse pressuposto que a Secretaria de Educação decidiu conhecer de modo palpável, como se encontram os conhecimentos básicos e essenciais dos nossos alunos do 1º ao 5º ano em todas as escolas do município, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O trabalho caminha para a sua conclusão, e nos dará um raio-x preciso de como está a educação do nosso município nos anos iniciais do ensino fundamental, para que assim possamos direcionar nosso trabalho para as questões que realmente precisam de atenção, de forma clara, assertiva e objetiva.

O trabalho em questão tem contado, não só com o aval e entusiasmo do secretário Luiz Vieira, mais também com o comprometimento e trabalho incansável de toda a equipe da Secretaria de Educação. Como sabemos, mudanças significativas na educação não ocorrem em um piscar de olhos, são frutos de um processo de médio a longo prazo, realizado, principalmente, na base. Assim, uma classe devidamente alfabetizada na idade certa, terá os elementos essenciais para o sucesso estudantil. Por analogia, é como a construção de uma casa, a primeira preocupação do construtor é um alicerce bem feito. Partindo dessa perspectiva, a Secretaria de Educação apresenta grande preocupação com esta fase. Mas, de modo algum negligencia as demais etapas e modalidades de ensino. A nossa atenção e interesse será sempre pelo “conjunto da obra”.

Junior Lima (coordenador pedagógico)



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