Apesar dos alunos já saberem
algumas das diferenças entre a zona urbana e a zona rural, bem como, o que cada
uma oferece, é preciso diferenciar com mais precisão as características de cada
uma, trabalhando de modo significativo e atualizado os dois espaços,
ressaltando sempre que não existe um espaço mais importante que o outro, pois
ambos se complementam.
A ideia surgiu a partir de uma
visita que fizemos ao viveiro de mudas de plantas nativas aqui da nossa região
(Baixa do Toco). Lá percebi que precisava desenvolver ações e posturas
responsáveis diante de problemas ambientais, sensibilizando-os sobre a
necessidade da preservação do meio ambiente, seja ele rural ou urbano. Também
desconstruir a concepção de que a zona rural é lugar de atraso e que o
progresso e a modernidade só existem na zona urbana.
Construímos então a maquete, com
alguns elementos de cada espaço, utilizando materiais recicláveis. Foi
emocionante o envolvimento deles na construção, o olhar de orgulho pelo
resultado do trabalho feito por eles. Todos os dias eles apreciam. Na apresentação
os grupos mostraram os benefícios e as dificuldades de morar em cada um dos
espaços estudados.
As crianças precisam entender que
nosso sertão não se resume a fome, sede e miséria. O sertão é maior que tudo
isso e, é sim, possível aqui viver. Precisamos apenas conhecer, observar e
mudar algumas das nossas atitudes.
Fábia Rocha de Souza (Professora
do 5º ano da Escola Dom João XXIII)
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